Páginas

Seja Bem Vindo ao seu Blog

quarta-feira, julho 20, 2011

Engenharia.:.Resistência

Resistência

        A resistência é a oposição  ao fluxo da corrente. Para aumentar-se a resistência  de um circuito, são utilizados componentes elétricos chamados resistores. Um resistor é  um dispositivo cuja resistência é ao fluxo da corrente tem um valor conhecido e bem determinado. A resistência é medida  em OHMS e é representada pelo símbolo R nas equações. Define-se o OHM como a quantidade de resistência que limita a corrente num condutor a um ampère quando  a tensão aplicada for de um VOLT.
        Os resistores são elementos comuns na maioria dos dispositivos elétricos e eletrônicos.  Algumas aplicações  freqüentes  dos resistores     são:  estabelecer o valor  adequado da tensão do circuito, limitar a corrente e constituir-se numa carga.

Resistores fixos  x variáveis
       Um resistor fixo é aquele que possui um único valor de resistência que permanece constante sob condições normais.
       Resistor variável é usado para variar  ou mudar a quantidade  de resistência de um circuito. Os resistores variáveis são  chamados de  potenciômetros  ou reostatos. Os potenciômetros geralmente  possuem o elemento resistivo formado por carbono, enquanto nos reostatos ele é constituído  por um fio enrolado. Em ambos os casos o contato com o elemento resistivo fixo é feito através de um braço deslizante.  ( figura-A ).
      À medida que o braço deslizante gira,  seu ponto de contato com o elemento resistivo muda, variando assim,  a resistência  entre o terminal do braço deslizante e os terminais da resistência fixa.( figura-B )


 FIGURA-A: A resistência entre  B e A aumenta
                A resistência entre  B e C diminui


FIGURA-B: A resistência entre B e A diminui
                         A resistência entre B  e C aumenta


      Os reostatos geralmente são usados para controlar correntes muito altas tais como as encontradas em cargas tipo motor e lâmpadas. ( figura C )

        Na figura C, o reostato foi utilizado para controlar a corrente no circuito de uma lâmpada.
        Os potenciômetros podem ser usados para variar o valor da tensão aplicada a um circuito. ( figura D )  Neste circuito a tensão de entrada é  aplicada através dos terminais AC da resistência fixa.  Variando a posição do braço deslizante ( terminal B )  mudará a tensão através dos terminais BC. À medida que o braço deslizante se aproxima do terminal C, a tensão de saída do circuito diminui. À medida que o braço deslizante se aproxima  do terminal A, a tensão de saída do circuito aumenta.  Os potenciômetros como  dispositivos de controle, são encontrados em amplificadores, rádios, aparelhos de televisão e em instrumentos elétricos.  
       A especificação de um resistor variável é a resistência total entre os terminais.

A Resistência depende da Temperatura.
              Perguntamos por que a lei de OHM não  vale para as duas lâmpadas de filamento. Como as duas experimentam uma forte alteração de temperatura a uma crescente intensidade de corrente, isto poderia ser a causa para uma alteração de resistência.
              Na prática a intensidade  de corrente diminui em uma espiral de fio  de ferro (figura E),  quando aquecermos com um fio de Bunsen.  Da mesma maneira comportando-se quase todos os fios de metal, com exceção de ligas especiais como constantã, isabelino, manganina e novo constantã.

        A resistência de  materiais puros aumenta com a temperatura. Como em experiências elétricas são desejáveis resistências constantes dos condutores, utilizamos, geralmente,  para fios de resistências condutores de ligas insensíveis  à temperatura. Enrolamos os fios como bobinas em corpos isolantes e chamamos estes dispositivos de “resistências”.
          Na maior parte das vezes estas resistências têm um contato corrediço, que permite modificar a resistência elétrica  R  do condutor.

          Resistências insensíveis à  tampouco  podem  podem ser carregadas com intensidades ilimitadas de corrente, pois se fundem.  Por isso  encontrados a indicação em corpos de resistência,  ao lado da resistência elétrica,  a maior intensidade de corrente permissível.

          Falta  apenas pesquisar o comportamento da lâmpada de filamento de carvão derivada da lei de HOM.
         Estendemos  um bastonete de grafite entre dois suportes de HOLTZ e os ligamos em um circuito. Ao aquecermos a grafite com um bico de BUNSEN aumenta a intensidade da corrente.
           As experiências confirmam a suposição de que alterações de temperatura, que acontecem como conseqüência de aquecimento  por corrente,  são responsáveis  por alterações da resistência para ambos os lados.
           Medições mostram que: a lei de OHM vale para condutores metálicos, isto é, sua resistência independe da intensidade de corrente quando a temperatura permanece constante.


Coeficiente de Temperatura (x)
                   O coeficiente de temperatura da resistência (x) , indica a quantidade de variação da resistência para uma variação da temperatura. Um valor  positivo de ( x )  indica  que R  aumenta com a temperatura;  um valor negativo de ( x ) significa que R diminui e  um valor  zero para ( x ) significa que R é constante, isto é, não varia com a temperatura. Os valores típicos de ( x )  são apresentados na tabela a seguir:

     
                     
                                                                                                                     
                   Embora  para um dado material ( x )  possa variar ligeiramente com a temperatura,  um acréscimo  na resistência de fio produzido por um aumento na temperatura pode ser determinado aproximadamente a partir da equação:
                
                                           Rt = Ro + Ro ( x AT)

onde:    Rt = resistência mais alta à temperatura mais alta, em Ohms  (     )
             Ro= resistência à temperatura inicial, em Ohms
             X  = coeficiente de temperatura, em ohms/  oC
             AT= diferença  entre  a temperatura final e a inicial .


OBS.:    O Rt pode ser aplicado a cada ponto de uma curva  VxI,  a cada ponto de observação, ou aplicação.


              Observe que o carbono tem um coeficiente de temperatura negativo (- 0,00005).  Em geral , ( x) é negativo para todos os semicondutores como o germânios e o silício.  Observe também que o constatam apresenta um valor nulo para ( x ).  Assim sendo, ele pode ser usado na construção de resistores  de fio enrolado de alta precisão, pois a resistência não varia com o aumento da temperatura.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário