DE ONDE VEM O DINHEIRO
O DINHEIRO SÓ SE TORNA CAPITAL QUANDO É USADO PARA ADQUIRIR MERCADORIAS , OU TRABALHO COM FINALIDADE DE VENDE - LOS NOVAMENTE.QUANDO O DINHEIRO É EMPREGADO NUM EMPREENDIMENTO OU TRANSIÇÃO QUE DÁ UM LUCRO , ESSE DINHEIRO SE TRANSFORMA EM CAPITAL . É A DIFERENÇA ENTRE COMPRAR PARA USO ( FASE PRÉ - CAPITALISTA) E COMPRAR PARA VENDER COM O OBJETIVO DE GANHAR (FASE CAPITALISTA).
O CAPITALISTA É O DONO DOS MEIOS DE PRODUÇÃO --EDIFÍCIOS , MÁQUINAS , MATÉRIA -PRIMA , ETC. COMPRA A FORÇA DE TRABALHO . É DA ASSOCIAÇÃO DESSAS DUAS COISAS QUE DECORRE A PRODUÇÃO CAPITALISTA.
ANTES DA IDADE CAPITALISTA , O CAPITAL ERA ACUMULADA PRINCIPALMENTE ATRAVÉS DO COMÉRCIO TERMO ELÁSTICO , SIGNIFICANDO NÃO APENAS A TROCA DE MERCADORIAS , MAS INCLUINDO TAMBÉM A CONQUISTA , SEQUE EXPLORAÇÃO.FOI A PARTIR DO SÉCULO XVI QUE SE COMEÇOU A REUNIR CAPITAL EM VOLUME BASTANTE GRANDE PARA SATISFAZER TODA NESSECIDADE . DEPOIS DA HOLANDA , A INGLATERRA ERA O MAIS IMPORTANTE PAÍS CAPITALISTA.
É PRECISO , ALGO MAIS DO QUE O CAPITAL ACUMULADO , ANTES QUE A PRODUÇÃO CAPITALISTA EM GRANDE ESCALA PUDESSE COMEÇAR . O CAPITAL , ISTO É , PARA DAR LUCRO , ENQUANTO NÃO HOUVER O TRABALHO NECESSÁRIO PARA PROPORCIONAR ESSE LUCRO.
PORTANTO ERA NECESSÁRIO TAMBÉM UMA OFERTA DE TRABALHO ADEQUADA . NO SÉCULO XX , COM O DESEMPREGO EM TODA PARTE , É DIFÍCIL COMPREENDER QUE HOUVE UM TEMPO NO QUAL ARRANJAR TRABALHADORES PARA A INDUSTRIA CONSTITUÍA UM VERDADEIRO PROBLEMA . FOI NA INGLATERRA QUE O CAPITALISMO EM GRANDE ESCALA SE DESENVOLVEU A PRINCÍPIO , E POR ISSO SUAS ORIGENS ALI SÃO MAIS EVIDENTES .
HOUVE FECHAMENTOS DE TERRA NO SÉCULO XVI , XVIII E EM PRINCÍPIOS DO SÉCULO XIX .EMBORA O MOVIMENTO DE FECHAMENTO SEJA MAIS TÍPICO NA INGLATERRA, OCORREU EM PROPORÇÕES MENORES NO CONTINENTE EUROPEU.
NO TODO , AS CIRCUNSTÂNCIAS DAS CLASSES MAIS BAIXAS SÃO MODIFICADAS , PARA PIOR , SOB QUASE TODOS OS ASPECTOS . DE PEQUENOS OCUPANTES DA TERRA SÃO REDUZIDOS A CONDIÇÃO DE TRABALHADORES DIARISTAS E ASSALARIADOS.
A PERDA DOS DIREITOS `COMUNS ATINGIU DURAMENTE OS INGLESES . NA FRANÇA CRESCEU A CLASSE DO PEQUENO CAMPONÊS PROPRIETÁRIOS , MAS NA INGLATERRA , ONDE O CAPITALISMO INDUSTRIAL SE DESENVOLVEU MAIS RAPIDAMENTE DO QUE EM QUALQUER OUTRO LUGAR ,O PEQUENO PROPRIETÁRIO DESAPARECEU QUASE TOTALMENTE.
EXPULSAR DAS TERRAS AS CLASSES MAIS BAIXAS TIVERAM DE SE TORNAR ASSALARIADOS . O FECHAMENTO FOI UMA DAS PRINCIPAIS FORMAS DE OBTER O NECESSÁRIO SUPRIMENTO DE MÃO-DE-OBRA PARA INDUSTRIA.
O TRABALHO MANUAL FOI LIQUIDADO PELA QUEDA DOS PREÇOS PELA CONCORRÊNCIA DA MÁQUINA. DESSA FORMA , COMEÇOU A EXISTIR A CLASSE TRABALHADORA SEM PROPRIEDADES , QUE COM A ACUMULAÇÃO DO CAPITAL TORNA-SE ESSENCIAL AO CAPITALISMO INDUSTRIAL.
A ACUMULAÇÃO DE CAPITAL VEIO DO COMÉRCIO PRIMITIVO MAIS A EXISTÊNCIA DE UMA CLASSE DE TRABALHADORES SEM PROPRIEDADES , PRE NUNCIAVAM O INICIO DO CAPITALISMO INDUSTRIAL.
CAPÍTULO 15
REVOLUÇÃO NA INDUSTRIA , AGRICULTURA , TRANSPORTE .
O APARECIMENTO DA MÁQUINA A VAPOR FOI O NASCIMENTO DO SISTEMA FABRIL EM GRANDE ESCALA . ERA POSSÍVEL TER MÁQUINAS A VAPOR SEM FÁBRICAS .
O SISTEMA FABRIL , COM SUA ORGANIZAÇÃO EFICIENTE EM GRANDE ESCALA E SUA DIVISÃO DE TRABALHO , REPRESENTOU UM AUMENTO TREMENDO NA PRODUÇÃO . AS MERCADORIAS SAIAM DAS FÁBRICAS EM UM RITMO INTENSO . ESSE AUMENTO DA PRODUÇÃO FOI EM PARTE PROVOCADO PELO CAPITAL ABRINDO CAMINHO NA DIREÇÃO DOS LUCROS.
A ABERTURA DE MERCADOS DAS TERRAS RECÉM-DESCOBERTAS FOI UMA CAUSA IMPORTANTE DESSE AUMENTO . AS MERCADORIAS PRODUZIDAS NAS FÁBRICAS ENCONTRAVAM TAMBÉM UM MERCADO INTERNO SIMULTANEAMENTE COM O MERCADO EXTERNO . ISSO DEVIDO AO CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO DA PRÓPRIA INGLATERRA.
O MAIOR CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO DA INGLATERRA NO SÉCULO XVIII , FOI DEVIDO A UM AUMENTO NA TAXA DE NATALIDADE OU A UMA QUEDA NA TAXA DE MORTALIDADE .
TALVEZ OUTRA CAUSA DO CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO ESTIVESSE NO FATO DE QUE AS PESSOAS SE ALIMENTAVAM MELHOR GRAÇAS A PROCESSOS SURPREENDENTES NA AGRICULTURA . TAL COMO HOUVE UMA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL , HOUVE TAMBÉM UMA REVOLUÇÃO AGRÍCOLA .
HOUVE MELHORAMENTOS NAS FERRAMENTAS E MÁQUINAS USADAS NA INDUSTRIA ASSIM NO SÉCULO XVIII VIU NOVOS E MELHORES ARADOS , ENXADAS , ETC. , USADOS NA AGRICULTURA .
FOI O MOVIMENTO DE FECHAMENTO DE TERRAS DE EFEITOS TÃO TERRÍVEIS NOS POBRES , QUE POSSIBILITOU TODO ESSE MELHORAMENTO NOTÁVEL NA TÉCNICA , CIÊNCIA E FERRAMENTAS AGRÍCOLAS , EM GRANDE ESCALA .
O CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO TORNOU LUCRATIVA A AGRICULTURA . A REVOLUÇÃO NA INDUSTRIA E AGRICULTURA FOI ACOMPANHADA PELA REVOLUÇÃO NOS TRANSPORTES .
A REVOLUÇÃO NOS TRANSPORTES NÃO SÓ POSSIBILITOU A AMPLIAÇÃO DO MERCADO INTERNO EM TODAS AS DIREÇÕES COMO TAMBÉM POSSIBILITOU AO MERCADO MUNDIAL TORNA-SE IGUAL AO MERCADO INTERNO .
O CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO AS REVOLUÇÕES NO TRANSPORTES , AGRICULTURA E INDUSTRIA , TUDO ISSO ESTAVA CORRELACIONADO .
AGIAM E REAGIAM MUTUALMENTE . ERAM FORÇAS ABRINDO UM MUNDO NOVO.
DADOS DO LIVRO
AUTOR =
NOME DO LIVRO = HISTÓRIA DA RIQUEZA DO HOMEM.
CAPÍTULO = 14 OU 15 , PÁG. 156 ATÉ 174 .
FATORES DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
ECONÔMICOS.
O COMÉRCIO SE DESENVOLVEU MUITO NA INGLATERRA JUNTO A REVOLUÇÃO
INDUSTRIAL.
SÉC. XVIII O COMÉRCIO SE ESPALHOU PELO MUNDO E ISSO FEZ COM QUE SEU CAPITAL CRESCESSE . CRIOU MERCADO PARA OS PRODUTOS INDUSTRIAIS E OUTRO PARA FORNECER MATÉRIAS PRIMAS . O CAPITAL FOI CRESCENDO MAIS E MAIS ATRAVÉS DE ALUGUEIS DE TERRAS , SOBRE OS QUE PRODUZIAM MATÉRIAS - PRIMAS E NOS PREÇOS COMO O CAPITAL ESTAVA EM EXCESSO FACILITA EMPRÉSTIMO PARA INDUSTRIAS , POIS JUROS COBRADOS ERAM BAIXOS . COM ISSO INVESTIRAM NAS MÁQUINAS QUE COMPENSAVA OS GASTOS . NA INGLATERRA O CARVÃO E O FERRO FORAM IMPORTANTES NO FUNCIONAMENTO E NA CONSTRUÇÃO DAS MÁQUINAS
SOCIAIS.
COM A CONSTRUÇÃO DE MÁQUINAS NÃO SÓ FATOR ECONÔMICO TEVE SEU LUCRO COMO TAMBÉM NO SOCIAL , OU SEJA , AS PESSOAS PASSARAM A TER UMA CONDIÇÃO DE VIDA MELHOR EM RELAÇÃO A ( HIGIENE ) NA SAÚDE , E NA ALIMENTAÇÃO QUE FAZ PARTE DA AGRICULTURA , QUE MELHOROU MUITO TAMBÉM DEPOIS DA CRIAÇÃO DAS MÁQUINAS COM ISSO AS PESSOAS PASSARAM A VIVER MAIS , AUMENTOU A POPULAÇÃO , O QUE FEZ A INDUSTRIA OBTER MAIS LUCRO , POIS GANHOU MAIS MÃO DE OBRA E CONSUMIDORES .
POLÍTICOS.
O PODER POLÍTICO (1688 ) SÉCULO XVII ESTAVA NAS MÃOS DOS BURGUESES , SEU DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO ERA GRANDE .
ORGANIZARAM UM SISTEMA DE CIRCULAÇÃO CONSTRUINDO ESTRADAS E PORTOS O COMÉRCIO EXTERIOR , ASSIM TAMBÉM COMO O INTERIOR NA PASSAGEM DE MERCADORIAS.
Texto gentilmente cedido por Tatyana Sales (adfsales@sti.com.br)
BIBLIOTECA VI
Nenhum comentário:
Postar um comentário