Páginas

Seja Bem Vindo ao seu Blog

quinta-feira, março 10, 2011

Administraçao.:.O consenso de Washington

O CONSENSO DE WASHINGTON


Washington mostra neste consenso o escancaramento econômico dos países latinos americanos, a convicção destes países de só mostrar os pontos positivos onde eles mesmos esquecem à miséria crescente, as altas taxas de juros, de desemprego, de tensão social e graves problemas que deixam perplexa a burocracia internacional, que baseava-se em Washington.
Vários foram os países que se alinharam ao modelo neoliberal, e que não estão sofrendo tensões no balanço de pagamento tão fortes que façam correr o risco de um colapso cambial.
A maioria destes países tem no mercado internacional taxas de juros em alta. Para explicar que o terceiro mundo está dando certo perante as normas neoliberais do FMI e do banco mundial, os tecnocratas de Washington sugerem um comportamento mais humilde nas suas atitudes e que levassem em conta a complexidade e as especificidade latino americanas.
Após toda esta impressão amarga de que a América latina tenha sofrido com a liberdade econômica e o desejo de expansão em sua industrialização fica marcada toda burocracia internacional baseada em Washington, que integrava-se de uma elite de economistas que não se preocupavam com a realidade política e econômica de sua região mas buscava por em prática em nome de uma pretensa modernidade, teorias e doutrinas nas quais não há eco nos próprios países desenvolvidos onde alegadamente procurava expiração.
O Brasil foi um dos primeiros países que teve seus princípios neoliberais consolidados no consenso de Washington, e que bate de frente com a liberdade de ação que desejava manter para prosseguir em seu processo de industrialização.
Um dos pontos mais marcantes do neoliberalismo no país foi vivida na era Collor, que trouxe para nós o seu impeachment, que contou com forte apoio externo. O Brasil vive hoje um momento delicado, onde as classes dirigentes se acham minadas pela visão neoliberal.
Para concluir, não basta entretanto dizer que os países desenvolvidos não praticam um modelo neoliberal, ou melhor, podemos dizer que não o fazem da mesma forma e rigor que os recomendam. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário